Pular para o conteúdo principal

HODIERNO E O DISCURSO NA COMUNIDADE UTOPIA



Não é tarefa fácil tomar decisões, mas algumas têm de ser tomadas. Certo dia Hodierno, garoto com filosofia de vida atípica para meninos de sua idade, um menino de dezesseis anos, apresentou seu trabalho para um grupo de professores e estudantes em uma escola da Comunidade Utopia. Hodierno convidou todos a pensarem em três decisões importantes que ao seu ver não podem ser adiadas na vida.

A primeira seria que tipo de profissão deveria seguir, a segunda, com que tipo de pessoa deveria partilhar a vida, e a última, considerada por ele de suma importância seria como pretendia viver o resto de sua vida. O menino expressava-se muito bem e naquele momento, em tom de autoridade no assunto apresentava seu discurso como se fosse defender uma tese em frente a uma mesa de catedráticos.

Hodierno iniciou seu discurso dizendo com muito entusiasmo que quando criança tinha o hábito de brincar com a profissão que queria exercer, que mais achava bonita, que mais lhe chamava a atenção. Não sabia o quanto teria de lutar para exercê-la ou se realmente teria aptidão. Simplesmente gostava e pronto! Não imaginava que crianças não sabem o preço e as implicações de suas escolhas. Queria ser presidente de seu país. Essa seria sua profissão!

Prosseguiu com entusiasmo seu discurso afirmando que buscar com muita cautela a pessoa com quem desejamos partilhar nossa vida é de grande valia! Se errarmos... Não haverá outra vez! Amor é só um e pronto! Afirmava sem titubear. Acrescentava mais:
- Temos o hábito de fazer nossas escolhas baseadas na aparência externa. Quem vive de aparência é modelo, artista, etc.

Ele realmente tem razão em suas palavras, confirmava o Dr Péricles (autoridade em saúde vital) aos seus colegas de mesa. Apesar de adolescente, Hodierno estava sempre atualizado sobre assuntos cotidianos. Viver de forma satisfatória a vida que Deus lhe deu era tema predileto do menino! Aproveitava cada hora, minuto ou segundo do dia para viver de forma saudável e disciplinada.

Quanto às escolhas para a vida, devemos ser cruciais, continuou ele, viveremos para sempre ou não com uma pessoa, portanto, devemos ser pacientes e cautelosos, a vida a dois é algo que pode ou não determinar parte de nossa saúde vital. Ninguém deseja sofrer ou fazer alguém sofrer em um convívio. Lembremos que para “sempre” é algo como: enquanto vivermos.

Depois de termos feito as duas escolhas e termos sido bem sucedidos na vida profissional e conjugal, é hora de gozarmos o privilégio de ter descanso em nossas vidas. Viver com tranquilidade! E quem sabe ainda poder curtir coisas que deixamos para trás por conta da correria e do cansativo labor? Praticar algum esporte, hobby, viajar com frequência, sem ter de parar ou mesmo de dar satisfação para alguém.

Pessoa bem sucedida no casamento, profissionalmente e com uma aposentadoria que a possibilite realizar sonhos. Sonhos que nem todos os mortais conseguem concretizar. Isso na teoria funciona. E na prática? Nem todos os que desejam conseguem realizar! O revés da vida pode os assaltar e por uma causa ou outra deixam uma dessas etapas da vida sem ser realizada. Frustrada ou não, a pessoa precisa prosseguir na senda da vida.

         Utopia ou não, deve ser o desejo de muitos! Sentir-se realizados na vida! A vida está aí para ser vivida, vivida com sabedoria, com simplicidade, cidadania e altruísmo. Bom seria se tivéssemos o desejo de auxiliar-nos mutuamente a conquistar nossos objetivos tendo em vista que quando uma pessoa realiza seu sonho, nos sentimos realizados, vencedores e felizes com ela. Porém a realidade é outra. Cada um tem seu sonho, seu objetivo em particular e, em particular procura sua conquista. Há decisões que jamais deveriam ser adiadas! Finalizava Hodierno.

Pena que ao invés de andarmos juntos, em alguns casos, termos de seguir cada qual o nosso caminho, pelo simples fato de sermos pessoas diferentes e como somos diferentes, nossos alvos não são os mesmos, tampouco desejamos ser solidários uns com os outros para juntos nos felicitarmos. Deveria ser o contrário.

A vida é assim! É real e não um sonho ou uma teoria. Na prática é algo muito difícil. Mas nada nos impede de sonhar em sermos bem sucedidos em nossa existência. Sozinhos torna-se mais difícil. Acompanhados de pessoas solidárias com objetivos em comum, chegaremos a algum lugar. Vivamos a dinâmica da vida com os pés na realidade vivendo se possível nossas teorias. Nada de utopia!

Ser bem sucedido desde a infância não é algo para todos! É necessário muita força de vontade, estrutura emocional e financeira equilibradas. Boa condição financeira e lar estruturado não foi lá o meu caso! Afirmou o prodígio aspirante à presidência. Não tenho pais, fui criado por minha avó, auxiliada por tios.


A Deus sempre agradeço pela satisfação em superar os desafios que me foram propostos ao viver maravilhosa vida, longe do privilégio de ter tudo o que qualquer pessoa de minha idade deseja. Porém o necessário para chegar até aqui. O caminho está à porta! Escolha o melhor meio de superar os desafios da vida. - Hodierno -  #MarcosReis #badusca

Comentários

Edilane Ribeiro disse…
Ótimo texto. Nos faz refletir nesse mundo utópico.
Parabéns professor!
Badusca disse…
Muito Obrigado! #apareçasempre

Postagens mais visitadas deste blog

# DO ESPÍRITO DE JEZABEL À COVARDIA DE ACABE

Para refletirmos  sobre nosso momento histórico. Na época do Profeta Elias, viveu Acabe, rei de Israel. Poderoso e próspero. Acabe fez grandes construções. Porém, de acordo comhistória bíblica, foi Influenciado por suaesposa Jezabel, promovendo a idolatria em todo Israel. Deixando de reverenciar ao Deus de seu povo e passando a adorar o deus Baal. O rei Acabe foi condenado por ter cometido muitos males, também por permitir que sua esposa cometesse muitas atrocidades em Israel. Certa feita Elias disse a Deus que somente ele não havia prostrado-se aos deuses estranhos. Porém afirmou Deus que Elias estava equivocado. Havia mais profetas que não se deixaram levar pelo sucesso momentâneo, pela fama, pelo medo de profetizar contra toda oposição ao Deus de Israel, pelo medo de estarem sós e terem de enclausurarem-se na caverna, permanecendo de bocas fechadas. Todos somos limitados e dependemos da graça de Deus para nos mantermos de pé. Nos mantermos firmes e convictos de que há profetas que n…

TODO DOM PERFEITO VEM DE DEUS

Todos Temos Que Acreditar Em Nosso Potencial. Isso Não Vem De Nós... É Dom De DEUS.

Não espere pela aprovação de terceiros que não convivem com você e dizem tudo o que você não é. Ocultando para eles o que realmente pensam de ti. Eles vêm o que você não vê, e pasme, o fato de te subestimarem, na maioria das vezes é por perceberem seu potencial. Logo a inveja penetra nos corações, e tudo o que sabem fazer é tentar obscurecer-te. O que dizem muitas vezes te aflige por não vir de estranhos, mas de gente próxima. Muito próxima por sinal.
Certa feita, procurei por uma instituição que muito estimava (e ainda estimo por sinal) e a responsável muito educada me atendeu, conduzindo-me em um tour pelas dependências e explicando-me como tudo funcionava.
Após ouvi-la empolgado, a disse: - É que venho trabalhando em um projeto cujo maior empreendimento são as vidas que objetivo alcançar. Ela por sua vez me disparou: - Esqueça seus projetos!
Eu, consciente do que desejava não a interpretei mal, porque r…

KELLY SLATER VENCE SEUS TEMORES E VAI ALÉM DE SEUS LIMITES

Eu poderia estar ...  me vitimizando  ...fazendo qualquer coisa durante minha adolescência, mas preferi vencer minhas limitações e ir além naquilo que mais gosto de fazer! Podem ser frases clichês, porém tratam da pura verdade!
      Cada qual reage de uma forma em relação aos fracassos e sucessos na vida. kelly Slater preferiu vencer suas inseguranças para ir além de suas possibilidades.
Vencer Kelly Slater é algo possível para alguns atletas hoje em dia. Há quem consiga tal façanha. Sim, há. Porém ser onze vezes Campeão do Mundo [...] não é para todos.  Vale a pena assistir ao vídeo de Kelly Slater testemunhando sobre sua vitória na vida.Ele explica o motivo que o levou a ser 11 vezes campeão do mundo. 11 vezes!

    Em primeiro lugar ele buscou derrotar suas fraquezas que provavelmente o levariam ao fracasso. Ele observou bem que os amigos que excediam ao uso de drogas, viviam sem limites fazendo da vida desregrada uma montanha russa de altos e baixos, fracassaram naquilo que almejaram…